VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - ARTIGO DE OPINIÃO - CYBERBULLYING

ARTIGO DE OPINIÃO - EF ANOS FINAIS

ARTIGO DE OPINIÃO

CYBERBULLYING

ID: ES7


https://499ioen9wh92k2blb3elevg9-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2020/05/Cyberbullying.jpg


Cyberbullying no meio escolar

A internet veio para ficar. Os jovens não são apenas os maiores consumidores, mas também os mais vulneráveis às consequências da exposição nas redes sociais. Online, eles cumprem uma das tarefas mais importantes para o seu desenvolvimento: a socialização. Pertencer a um grupo é imperativo. Estar sempre online é o principal requisito. E assim vão deambulando entre uma socialização, a que chamo de presencial e digital, isto é, uma socialização mista. O problema surge quando apostam na socialização digital de modo a causar sofrimento no outro. Isso se chama "cyberbullying".

O cyberbullying é uma realidade inevitável. Não há força física, não há medo da descoberta, não há feedback do sofrimento da vítima, e existem muitos seguidores: uns que estão do lado do agressor, outros que defendem a vítima, além dos indiferentes. É uma forma de diversão realizada pelos cyberbullies, que se apresentam como frios e poderosos, com uma identidade falsa ou, por vezes, fazendo-se passar por incógnitos, e que assim se tornam muito populares e temidos.

Assim, o bullying ganhou uma nova ferramenta de atuação: as tecnologias de informação e comunicação (...). O cyberbullying surge de várias formas: no envio de informações ou de imagens privadas [...], tornadas acessíveis a todos; no envio repetido de mensagens agressivas e humilhantes etc. 

PATRÃO, Ivone. Cyberbullying em jovens no meio escolar. Diário de Notícias, 20 nov. 2016. Disponível em: <http://www.dn.pt/opiniao/opiniaodn/convidados/interior/cyberbullying-em-jovens-no-meio-escolar-5507565.html, com ajustes.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base em seus conhecimentos, redija um ARTIGO DE OPINIÃO sobre o tema: “Cyberbullying: a tecnologia a serviço da agressão.”. Escreva de 20 a 25 linhas.


***

ARTIGO DE OPINIÃO (ou Artigo opinativo, ou, ainda, Texto de opinião), como o próprio nome adianta, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se apropria, predominantemente, do tipo dissertativo.

Dá-se o nome de articulista àquele que escreve o Artigo. Inserido em grandes jornais e revistas, é um serviço prestado ao leitor, com o objetivo de convencê-lo acerca não só da importância do tema ali enfrentado, como também da relevância do posicionamento do articulista. São comuns o apelo emotivo, as acusações, o humor, a ironia – tudo baseado em informações verdadeiras.



O artigo, geralmente, é escrito na 1.ª pessoa, leva título e assinatura.

A estrutura do artigo de opinião, ainda que maleável, procura seguir:

. Introdução, com a apresentação do tema e da tese/da opinião a ser defendida;

. Desenvolvimento, com as argumentações para a defesa da tese/da opinião e

. Conclusão, com a reafirmação da tese/da opinião e a provocação do leitor, encaminhando-o para as próprias reflexões.

 

ALERTA! Cuidado com as armadilhas da primeira pessoa: Ainda que você desenvolva um texto de opinião, não escreva: “eu acho que”; “na minha opinião”; “no meu modo de pensar” etc., porque essas expressões são consideradas armadilhas da primeira pessoa.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.