VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - ARTIGO DE OPINIÃO - CONSUMISMO

ARTIGO DE OPINIÃO - EF ANOS FINAIS

Powered by RedCircle

ARTIGO DE OPINIÃO
CONSUMISMO

ID: ES6



Charge de Ivan Cabral. Disponível em: Sorriso Pensante-Ivan Cabral - charges e cartuns: Charge do dia: Consumismo. Acesso em 4.jul.2022.





Texto I

Não podemos negar que o consumo faz parte de nosso cotidiano. É um fator importante no processo de desenvolvimento econômico, pois aquece o mercado e a produção, gera renda e empregos. Mas, quando recebe o sufixo “ismo” essa prática, tão comum no nosso dia a dia, vira doença. A “oneomania” ou “compulsão por comprar” é hoje um fenômeno que acomete 3% da população brasileira, a maioria mulheres [...].


Atualmente o consumismo não é tido como doença. É um hábito e estilo de vida, aceito em nossa sociedade desde a infância não só pelo estímulo incansável do mercado, mas também pela enorme pressão social que nos convida a consumir sem reflexão. E, então, vale a pergunta: que valores estamos transmitindo às crianças? Hábitos consumistas e valores materialistas que priorizam o ter em detrimento do ser [...].


O estilo de vida consumista nos coloca, portanto, questões sérias e urgentes. A primeira é de ordem ética e moral: 20% da população mundial consomem 80% dos recursos naturais, ou seja, poucos consomem muito, enquanto a maioria passa por privações. Num país como o Brasil, que tem uma desigualdade social enorme, esse fator se agrava contribuindo para o aumento da violência.


O segundo ponto diz respeito às questões ambientais, pois sabemos que os recursos são finitos e nos relacionamos com eles de forma insustentável. Por fim, não podemos deixar de mencionar os impactos emocionais que esse estilo de vida impõe aos sujeitos contemporâneos que crescem acreditando na posse e oferta de objetos como sinônimo de felicidade e demonstração de afeto.

Por Laís Fontenelle, http://outraspalavras.net/posts/consumismo-de-final-de-ano-a-dimensao-psicologica/, com adaptações e cortes.



Texto II

Aparentemente, o consumo é algo banal, até mesmo trivial. É uma atividade que fazemos todos os dias, por vezes, de maneira festiva, ao organizar um encontro com os amigos, por exemplo, sem muito planejamento antecipado nem reconsiderações.

https://consumidorcidadao.wordpress.com/2017/07/20/consumismo-versus-consumo/, com adaptações e cortes.




PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um Artigo de Opinião em que seja abordado o tema: Os hábitos de consumo no Brasil. 
Escreva, aproximadamente, 25 linhas.



***


ARTIGO DE OPINIÃO (ou Artigo opinativo, ou, ainda, Texto de opinião), como o próprio nome adianta, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se apropria, predominantemente, do tipo dissertativo. Dá-se o nome de articulista àquele que escreve o Artigo.

Inserido, nos grandes jornais, o Artigo é um serviço prestado ao leitor, com o objetivo de convencê-lo acerca não só da importância do tema ali enfrentado, como também da relevância do posicionamento do articulista. São comuns o apelo emotivo, as acusações, o humor, a ironia – tudo baseado em informações factuais.

O Artigo, geralmente, é escrito na 1.ª pessoa, leva título e assinatura.

A estrutura do Artigo de Opinião, ainda que maleável, procura seguir:

. Introdução, com a apresentação do tema e da tese a ser defendida;

. Desenvolvimento, com as argumentações para a defesa da tese e

. Conclusão, com a reafirmação da tese e a provocação do leitor, encaminhando-o para as próprias reflexões.


ALERTA! Cuidado com as armadilhas da primeira pessoa: Ainda que você desenvolva um texto de opinião, não escreva: “eu acho que”; “na minha opinião”; “no meu modo de pensar” etc., porque essas expressões são consideradas armadilhas da primeira pessoa.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.