(...) Antigamente, a educação existia
principalmente para a sobrevivência. As crianças aprendiam as habilidades
necessárias para viver. Gradualmente, entretanto, as pessoas passaram a usar a
educação para uma grande variedade de funções. Hoje em dia, a educação não só pode
ser usada para sobrevivência, mas também pode ajudar a proporcionar um melhor
uso do tempo, dando maior refinamento à vida social e cultural. O homem depende
da educação e ela está presente no seu cotidiano. Porém, existem diferentes
concepções de educação e diferentes modelos. Sua prática vai além da escola e
abrange desde sociedades primitivas até as sociedades mais desenvolvidas e
industrializadas. (...) Nenhuma sociedade atual seria, sem a escola, o mesmo
que chegou a ser com ela, e, por isso, toda educação é transformadora.
Em um mundo de constantes mudanças, nem os
conhecimentos acumulados, nem a conduta “correta” são tão importantes quanto a
capacidade crescente do estudante de identificar os problemas existenciais e de
pesquisar soluções originais e criativas. Tomando a educação como condição
necessária para mudança social, deve ser construída para o processo de
democratização das relações de poder na sociedade, como também pode comportar,
ao mesmo tempo, conservação e inovação, podendo funcionar como instrumento para
mudanças.
A escola deve servir como instrumento de
conscientização do cidadão, extrapolando, assim, sua função de mera
transmissora de conhecimento e lançando-se numa ação social diretamente
relacionada à formação do senso crítico, direcionada para a intervenção e
mudança da realidade social.
Porto, Vera S. P. A educação tem uma função de mudança social.
Disponível
em: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-tem-uma-funcao-de-mudanca-social/81431/,
com adaptações
TEXTO V
“E andavam para o Sul, metidos naquele sonho. Uma
cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo
coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns
cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer? Retardaram-se
temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos
nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a
cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os dois meninos”.
Vidas Secas, Graciliano Ramos
PROPOSTA DE REDAÇÃO: Com base na imagem, nos textos da prova e em suas
reflexões, escreva uma redação argumentativo-dissertativa, em prosa, com 20 a
30 linhas, sobre o seguinte tema: “A educação como instrumento de transformação
social”.