EDITORIAL
PROPAGANDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
ID: EE3
COMANDO: Imagine que você seja o editor da Revista
Pitágoras – Educação & Comportamento. Na edição desse mês, a matéria de
capa será: “O IMPACTO DA PROPAGANDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE OS JOVENS”. Use informações do texto abaixo.
https://s2.glbimg.com/dQ5qZJSPnMR-0g-IlNtIaKMxQvw=/0x0:1600x3198/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/z/7/thlvodSzab36jtXGlxJw/prefeiturasp-infografico1-em-aprovacao.jpg
Só para lembrar...
O EDITORIAL é um texto de caráter expositivo-argumentativo,
veiculado em jornais e revistas. O editorialista (aquele que escreve o
editorial) focaliza um tema atual e polêmico, de viés político, econômico,
social, educacional etc., a partir do qual firma suas argumentações. O
Editorial surge nas primeiras páginas do jornal ou da revista, e explora,
geralmente, a matéria da capa.
Como fazer um EDITORIAL?
. O texto é breve –
aproximadamente, 25 linhas.
. A linguagem depende do
público-alvo – é preciso considerar, entre outros aspectos, o caráter da
revista/jornal (científico, religioso, jurídico, político etc.) e,
consequentemente, a faixa etária dos leitores.
. A estrutura segue a dos demais
gêneros de caráter dissertativo: apresentação do tema, tese, discussão e
conclusão.
. É escrito na 3.ª pessoa do
singular, preferencialmente.