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MODELO ENEM - DOPING ESPORTIVO

ENEM

DOPING ESPORTIVO

MODELO ENEM

ID: DMY


Texto I

Doping?-Charge Peters

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/quatro-linhas/post/dopingrussia.html



Texto II

(...) Engana-se quem acredita que o doping é um dilema exclusivo da modernidade. Já na Grécia Antiga (...), os atletas recorriam a outros recursos que extrapolavam as habilidades do competidor: os atletas gregos ingeriam chás compostos por diversas ervas e comiam cogumelos para que atingissem melhores marcas durante as competições. (...) Até a primeira metade do século XX, o doping era abertamente praticado por atletas. Em alguns casos, as doses de estimulantes chegavam a ser aplicadas durante a competição. Após a Segunda Guerra Mundial, vemos que substâncias utilizadas no front (como as anfetaminas e os esteroides) passaram a frequentar as competições. Atualmente, federações regionais, nacionais e internacionais mobilizam-se para que as drogas ilícitas não sejam empregadas em situações de competição. (...) Com o desenvolvimento dos estudos sobre o doping, vemos que o universo de compostos ilegais cresceu muito e que os atletas se policiam cada vez mais para que não sejam prejudicados por tal fiscalização.

http://brasilescola.uol.com.br/historiag/o-doping-na-grecia-antiga.htm


Texto III

(...) tudo leva a crer que o tal ditado "o importante é competir" está completamente fora de moda. Pelo jeito ele foi substituído por "o importante é ganhar" (...). Casos de doping deixaram de ser uma exceção em competições esportivas e passaram a ser algo corriqueiro. (...). Na ânsia de conquistar vitórias, alguns atletas (...) consomem drogas cada vez mais sofisticadas para melhorar o desempenho. Do outro lado estão cientistas e médicos, que desenvolvem e realizam testes a cada dia mais específicos para diagnosticar a presença de substâncias proibidas no organismo dos competidores.

http://www.dw.com/pt/doping-o-lado-obscuro-dos-jogos-ol%C3%ADmpicos/a-1297428


Texto IV

O judô brasileiro tem seu primeiro caso importante de doping em oito anos. Quinta colocada no Mundial do ano passado e atual oitava colocada no ranking mundial, a jovem Jéssica Pereira foi flagrada em exame antidoping realizado em setembro, fora de competição, e está suspensa voluntariamente (ela própria optou por ficar suspensa). Ela é considerada a maior promessa do Brasil para Tóquio-2020 no judô feminino e tem grandes chances de ficar fora da Olimpíada.

https://olharolimpico.blogosfera.uol.com.br/2019/01/29/maior-revelacao-do-judo-e-suspensa-por-doping-e-pode-perder-olimpiada/, com ajustes.


Texto V

A prática de doping, em si, não consiste em crime ou qualquer infração específica, mas tem consequências jurídicas, na medida em que pode alterar resultados de competições esportivas, já que os atletas que utilizam medicamentos de natureza proibida podem apresentar vantagem em relação aos demais competidores (...). Embora ainda não exista uma unificação das possíveis sanções aos atletas envolvidos, principalmente por envolver a soberania dos países, é possível verificar um esforço conjunto das nações para evitar esse tipo de prática, seja com a punição disciplinar de atletas, impedidos de participarem de competições, seja com a revisão de resultados de competições alterados por essa prática.

https://www.dubbio.com.br/artigo/344-quais-sao-as-consequencias-juridicas-da-pratica-de-doping


Texto VI

A China deve apresentar novidades impactantes em casos de doping esportivo diagnosticados no país (...). A ideia é tornar criminosa a violação do antidoping, incluindo casos de prisão para atletas que forem pegos com substâncias proibidas.

https://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/mudancas-severas-china-podera-prender-atletas-em-casos-de-doping-a-partir-de-2019.ghtml 




PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "A questão do doping nas competições esportivas contemporâneas". Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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