VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - DISSERTAÇÃO - MODELO FUVEST - DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS – 75 ANOS

FUVEST

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

75 ANOS

(MODELO FUVEST - ID: EBI)


Texto I



https://www.brasildefato.com.br/2017/07/04/regioes-norte-e-nordesteconcentram-90-dos-assassinatos-de-ativistas-em-2016/


Texto II
Falta de acesso à educação, à saúde, à moradia e à alimentação adequada. Violência motivada por etnia, gênero, ideologia, orientação sexual ou religião. Restrições à liberdade de imprensa, à liberdade de expressão. Negação de oportunidades para migrantes, para pessoas que já foram presas – em resumo, desrespeitos à dignidade humana que as nações já se comprometeram em combater, mas que seguem sendo cometidos mundo afora, especialmente em países com problemas sociais e econômicos tão complexos como o Brasil. Movido pelo sentimento de que não poderiam mais se repetir barbáries como as cometidas na Segunda Guerra Mundial, o jurista canadense John Peters Humphrey elaborou, em parceria com uma comissão formada por representantes de países de todo o mundo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotado pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, o documento está completando 70 anos. Apesar de a declaração estar em vigor há tanto tempo, a defesa dos direitos humanos ainda não é consenso entre indivíduos e nações.


https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cadernos/jornal_da_lei/2018/11/659215-70-anos-da-declaracao-universal-dosdireitos-humanos.html#area1


Texto III

Segundo a Anistia Internacional, no relatório 2015/2016, o Brasil encontra-se entre os países que mais violam os direitos humanos. As violações são exemplificadas de maneira variada: homicídios e abusos de autoridade cometidos pela polícia; torturas e maus-tratos e condições subumanas de pessoas presas; conflitos por propriedades rurais e recursos naturais que provocam a morte de dezenas de pessoas; discriminação de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais (LGBTI) etc. Além de ataques truculentos com manifestações de professores e alunos em protestos e nas ocupações das escolas (...), alguns dados, como os trazidos este ano pela Fundação Abrinq, trazem a inconcebível estatística de que, no Brasil, cerca de 3,3 milhões de crianças estão em situação de trabalho infantil. O Ministério da Saúde aponta que cerca de 188 mil crianças se enquadram em estado de desnutrição. Além disso, o Brasil não se candidatou à reeleição para um assento no Conselho de Direitos Humanos da ONU, segundo a Anistia. (...)

Segundo Bauman, com seu trabalho sobre Mundo Líquido, vivemos em um reino da apatia, dos desvalores, do consumismo e das relações temporárias, e com muito pouco ou nada de solidariedade. Assim, a problemática dos direitos humanos sai da deficiência de um Estado que deveria ser um Estado Social, sob a ótica das finalidades do Estado, e se move em direção aos problemas do homem pós-moderno e do individualismo instalado na geração presente. Desse modo, a solidariedade, o respeito e a conscientização dos direitos humanos ficam limitados a pequenos grupos.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Com base nas ideias presentes nos textos de apoio e valendo-se tanto de outras informações que você julgue pertinentes quanto dos dados de sua própria observação da realidade, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha o seu ponto de vista sobre o tema:


“Os 75 anos e o futuro dos Direitos Humanos no Brasil.”


Instruções:
1. A dissertação deve ser redigida de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
2. Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível. Não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.
3. Dê um título à redação.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.