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MODELO ENEM - CULTURA NEGRA E IDENTIDADE BRASILEIRA

ENEM

CULTURA NEGRA E IDENTIDADE BRASILEIRA
MODELO ENEM

ID: E7X


Texto I
As sociedades ocidentais estruturaram-se fundamentalmente sob o modo de produção capitalista. Além disso, o modo de produção dominante numa sociedade pode nos dizer muito sobre a vida dessa sociedade, mas certamente não comporta explicações de todas as dimensões de como os homens que a constituem compreendem sua vida e modelam sua existência.

A degeneração da imagem das sociedades africanas, de suas ciências, e de seus produtos é resultado do projeto do Capitalismo, que difundiu a ideia de que o continente africano é tórrido e cheio de tribos perdidas na História e na Civilização. É resultado também do etnocentrismo das ciências europeias do século XIX. É necessário, pois, ver de que História e de que Civilização se trata. E do ponto de vista histórico-econômico, o imperialismo colonial na África é meio e produto do Capital, uma das grandes invenções que vem desde a era dos Descobrimentos reforçada ainda mais pela consolidação do Liberalismo.
http://www.arteafricana.usp.br/codigos/textos_didaticos/002/africa_culturas_e_sociedades.html



Texto II


https://www.observatoriodeourofino.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2017/11/23435011_2577473152393406_810882186134663083_n.jpg



Texto III
A partir da metade do século 16, os africanos chegaram ao Brasil para trabalhar como escravos. Com eles, vieram os costumes, as religiões, as tradições, uma cultura forte e diferente das que já estavam aqui, vindas dos europeus e dos indígenas. A união e a mistura de todos esses elementos deram origem à identidade brasileira. As contribuições da cultura de origem africana para a construção da personalidade brasileira são inegáveis. Elas estão em toda parte. Na música, na culinária, na religião.



Texto IV
“Apesar de a Educação brasileira registrar algum avanço no ensino da cultura negra nos últimos anos, existe uma lacuna na formação dos comunicadores na relação de gênero, raça e etnia. O que acontece muitas vezes é que os professores também não tiveram essa formação, e, então, eles não entendem porque é importante abordar a história africana, afro-brasileira, a cultura, a diversidade. Não abordar essas questões é inviabilizar a igualdade e manter um status quo de não negros, de negros, de indígenas, de ciganos. A comunicação é estratégia para adquirir e garantir direitos.”

Sátira Machado, Mestra em Letras e Doutora em Comunicação, é Professora no Bacharelado em Produção e Política Cultural da Unipampa-RS.



Texto V
No DF, em 2007, havia 377 mulheres presas. Hoje, elas somam 12,6 mil, um crescimento de 3.242%. Entre as detentas, 81% são negras. A distância no tratamento dos negros nas diferentes áreas que permeiam a sociedade – segurança, educação, política, cultura – permanece latente, sobretudo com os ainda frequentes casos de racismo e de violência contra essa população. (...) A alternativa para a redução das estatísticas, na opinião do promotor Thiago Pirebom, responsável por analisar todas essas ocorrências, é desconstruir essa percepção da realidade a partir das gerações mais novas, com a inclusão da cultura dos povos negros no currículo escolar. “Precisamos valorizar a importância da participação dos negros na cultura brasileira. Isso é importante para acabarmos com essa ideia de que os brancos são melhores do que os negros. Também é necessário reconhecer os intelectuais negros e combater a ideia de que todos os integrantes dessa população eram escravos e coitados”, ressalta Pierobom.


https://www.metropoles.com/materias-especiais/consciencia-negra/
Continue a leitura – Documentário excepcional!  (IN)CONSCIÊNCIA NEGRA - https://www.metropoles.com/materias-especiais/consciencia-negra/


Assista também: https://www.youtube.com/watch?v=3GR3h0KO18Y– 10min – Riquezas da cultura brasileira.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: 
“A cultura negra e a formação da identidade brasileira.” Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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