VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - CRÔNICA - MODELO UFU - MINHA AVÓ DEU DE TROCAR AS PALAVRAS...

UFU - NACIONAL

CRÔNICA

A partir de fragmento da obra "Por parte de pai", de Bartolomeu Campos de Queirós

ID: EFT


Leia com atenção todas as instruções:

. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que você pretende abordar.

. Se a estrutura do gênero exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura, JOSÉ ou JOSEFA.

. Em hipótese nenhuma escreva seu nome, nem pseudônimo, nem apelido.

. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.

. Não copie trechos dos textos motivadores.



Leia atentamente o fragmento de Bartolomeu Campos de Queirós, extraído de "Por parte de pai":

Depois da doença, minha vó mudou muito e meu avô e chamava a atenção dizendo que ela estava “pra logo”, esquecida, desanimada, parecendo embriagada com chá-de-pouco-caso. Nem mais pé-de-moleque de rapadura ela esparramava sobre a pia para cortar em quadrados e encher as compoteiras. Bater suspiros, nunca mais. [...]. Deu de trocar as palavras me mandando buscar os dromedários de costura em vez de dizer apetrechos. Às vezes me pedia o alicate em lugar de pedir a tesoura. Chamava minha atenção por contar silêncio no ouvido de meu avô. Outras vezes me mandava acender a luz, dizendo ser difícil de costurar na membrana ao invés de dizer penumbra. Meu avô dava uns risinhos matreiros e me elogiava por estar aprendendo a falar em outra língua.


CONTEXTUALIZAÇÃO: O trecho de Bartolomeu de Queirós, admiravelmente bem escrito, nos faz buscar, em nosso baú de lembranças, alguém muito próximo. Pela leitura do texto, é possível recuperar os cabelos brancos do avô, as manias, o par de botinas, as varas de pescar, a boina de lã, as agulhas de tricô da avó, a colcha de retalhos, o bolo de fubá, o guarda-chuva, os óculos de lentes grossas... Sem dúvida, temos muito em comum com "Por parte de pai".


Então quer dizer que a avó, depois de doentinha, dizia “dromedário”, em vez de “apetrechos”; “membrana”, em vez de “penumbra”?


Agora é sua vez!


COMANDO: Você deverá compor uma cena em que, por conta de uma palavra que sua avó empregou equivocadamente, acontece um pequeno mal entendido. Sua crônica descritivo-narrativa deverá ser conduzida na 1.ª pessoa do singular – o narrador será o protagonista. Contracene com duas ou três personagens secundárias.

Escreva, aproximadamente, 30 linhas.

Não economize sensibilidade, nem criatividade, nem bom humor!


Boas atividades!

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.