EFAF - CRÔNICA - A TV ACABOU DE CHEGAR EM SUA CASA
CRÔNICA - EF ANOS FINAIS
Leia
o fragmento abaixo, de Gislaine Buosi. Há ali uma instigante situação comunicativa:
...
em nossa casa não havia televisão, nós, os cinco filhos, por vezes, íamos à
casa de algum vizinho, principalmente em dia de final de Copa do Mundo, e então
a disputa pelos banquinhos em frente à TV.
— Lá vem a chuva! Recolhe as roupas do varal!
Em dia de chuva, era comum cair a energia elétrica. O pai
acendia o lampião, e, contando com a meia luz, fazia sombras na parede, cavalo,
coelho, pato, monstro... Em poucos minutos vinha a mãe com a travessa de
pipocas, e nós fazíamos a guerra de piruás.
— Quero ver quem vai varrer o chão!, era o protesto da mãe.
Até que um dia, o caminhão da loja parou na porta de nossa
casa. O motorista nos deixou uma caixa grande...
CRÔNICA
A TELEVISÃO ACABOU DE CHEGAR EM SUA CASA!
(ID: EE2)
CONTEXTUALIZAÇÃO: Gislaine
Buosi insere as personagens num tempo e num espaço em que não havia
equipamentos eletrônicos – as crianças não conheciam smartphone, nem videogame,
nem televisão. Em compensação, crianças e adultos brincavam juntos, procuravam
pretextos para ocupar os instantes em que a energia elétrica faltava.
Agora,
o cronista é você!
COMANDO: O
fragmento acima é o ponto de partida para sua crônica. Você deverá inserir-se naquele
espaço/tempo, e imaginar-se um dos cinco filhos, conforme citado no início do
texto. Comece assim: “Um dia, o caminhão da loja parou na porta de nossa casa.
O motorista nos deixou um caixa grande.”
OPERAÇÃO "PUXA-IDEIAS":
Pense,
levante hipóteses: Por que o pai resolveu comprar a TV? Em que
situação/ocasião? Qual foi a reação da família? Houve mudanças significativas
na rotina da casa? Quais os aspectos positivos dessa mudança? E os negativos?
Etc., etc.
OUTRAS ORIENTAÇÕES:
. Conduza
a crônica na 1.ª pessoa do singular – narrador-personagem.
. Empregue
os verbos no passado.
. Explore,
também, as técnicas descritivas, para caracterizar pessoas, ambientes, cenas.
. Atribua
um título criativo ao texto.
. Escreva, aproximadamente, 30 linhas.
***
Você
já sabe, mas não custa lembrar...
Crônica,
hoje, é o texto escolar ficcional, leve, curto. É muito comum assemelhar a
crônica a um flash do dia, um assunto
interessante, mas rápido. Na crônica descritivo-narrativa, o escritor apresenta
(descreve) as personagens, o ambiente e o tempo e, em seguida, cria, desenvolve
e desfecha os acontecimentos (narra).
SUPER DICAS:
. Até
o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar
respostas para: o quê?, quem?, como?, quando? por quê?, e então...
. Esteja
certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia
o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está
fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados entre
si, se os fatos têm uma sequência lógica e não se atropelam, se não há
repetições, se a ortografia, a pontuação, acentuação gráfica e os plurais estão
corretos.