VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - CRISE HÍDRICA

ENEM

CRISE HÍDRICA

MODELO ENEM

ID: DMT



Texto I 

Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros é um dos principais desafios para os próximos gestores do país. Culturalmente tratado como um bem infinito, a água é um dos recursos naturais que mais tem dado sinais de que não subsistirá por muito tempo às intervenções humanas no meio ambiente e às mudanças do clima.

Em várias regiões do país, já são sentidos diferentes impactos, como escassez, desaparecimento de nascentes e rios, aumento da poluição da água. Os especialistas alertam que os problemas podem se agravar se não forem tomadas medidas urgentes e se a sociedade não mudar sua percepção e comportamento em relação aos recursos naturais.

O Brasil tem 12 regiões hidrográficas que passam por diferentes desafios para manter sua disponibilidade e qualidade hídrica. Mapeamento do Ministério do Meio Ambiente mostra que, nas bacias que abrangem a Região Norte, o impacto vem principalmente da expansão da geração de energia hidrelétrica. Na Região Centro-Oeste, é a expansão da fronteira agrícola que mais desafia a conservação dos recursos hídricos. As regiões Sul e Nordeste enfrentam déficit hídrico e a Região Sudeste apresenta também o problema da poluição hídrica.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/agua-no-brasil-da-abundancia-escassez


Texto II


https://i0.wp.com/minutomais.com/wp-content/uploads/2015/02/Charge-Claiton-O-Povo.jpg


Texto III


 Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/06/02/nivel-dos-reservatorios-de-sudeste-e-centro-oeste-em-maio-e-o-mais-baixo-para-o-mes-desde-2001.ghtml Acesso em 3.ago.2021.

 

Texto IV

“A cadeia cárnea tem uma boa parcela de participação na atual crise”, afirma Adriana Charoux, da campanha da Amazônia do Greenpeace. Segundo ela, a pecuária está diretamente ligada ao contínuo desmatamento da Amazônia, região responsável por bombear para a atmosfera a água que é levada para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde retorna ao solo em forma de chuva. “Ainda que na última década os índices do desmatamento na Amazônia venham caindo, continuamos a perder aproximadamente 500 mil hectares de florestas todos os anos e um dos principais causadores desta destruição ainda é, infelizmente, a atividade pecuária”, enfatiza.

Por Thais Ito, http://nacionaldacarne.com.br/crise-hidrica-greenpeace-condena-cadeia-carnea-mas-elogia-jbs-marfrig-e-minerva/


Texto V

O esgotamento dos mananciais na região metropolitana de São Paulo não é causado apenas pela falta de chuvas. Além do rápido crescimento populacional, a alta taxa de urbanização, que se aplica a todo o Brasil, polui os rios e dificulta o acesso à água potável. (...). O crescimento desordenado das cidades agrava a dificuldade de acesso à água em qualidade e em quantidade satisfatórias. A falta de planejamento, com a verticalização das construções (prédios), sobrecarrega as estruturas já existentes nas ruas, que muitas vezes não suportam a quantidade de água que agora passa por ali – milhões de litros se perdem por vazamento nos canos subterrâneos das cidades. Segundo um estudo do Instituto Socioambiental (ISA), as capitais brasileiras perdem, diariamente, quase metade da água captada durante a distribuição. Sozinha, a cidade do Rio de Janeiro joga fora mais de 1,5 milhão de metros cúbicos por dia – o equivalente a mais de 600 piscinas olímpicas. A maior parte desse desperdício deve-se a vazamentos na rede de distribuição, ao crescimento urbano e à falta de manutenção adequada às novas condições. (...).

http://grupoabril1.abrilm.com.br/Guia%20um%20problema%20de%20todos.pdf


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o recorte temático: “Crise hídrica: uso racional da água x cultura do desperdício, no Brasil do século 21”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.