VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - COMBO "O ALIENISTA" - REPORTAGEM - REVOLTA DOS CANJICAS

REPORTAGEM - EF ANOS FINAIS

PROJETO RELEITURA - O ALIENISTA - MACHADO DE ASSIS

REVOLTA DOS CANJICAS - REPORTAGEM

ID: E4H



Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!


O PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA pretende levar aos alunos gêneros textuais que povoam não só a produção literária, como também a utilitária, entre os quais: Crônica, Campanha, Testamento, Boletim de Ocorrência, Notícia, Editorial, Classificados, Prontuário Médico, Denúncia, Entrevista, Diário de Viagem e Resenha.


IMPORTANTÍSSIMO: A obra, base para a releitura, é o clássico O Alienista, do autor realista brasileiro Machado de Assis. É preciso ler a obra ou assistir ao filme Caso Especial – O Alienista – tempo de duração: 44’.

Para assistir ao filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc


***


CONTEXTUALIZAÇÃO: Dr. Simão Bacamarte é um médico alienista. Assim que chegou de Coimbra, construiu em Itaguaí, sua terra natal, uma clínica psiquiátrica, a Casa Verde, e ali recolheu uma grande quantidade de loucos ricos e pobres. Por conta disso, Simão Bacamarte juntou para si considerável soma em dinheiro, além de provocar o terror dos itaguaienses. Incomodada com o número excessivo de pessoas que estava recolhido na clínica, a população revoltou-se - daí a "Revolta dos Canjicas".


COMANDO: Você deverá posicionar-se como o repórter de um jornal de grande circulação nacional e explorar detalhes da “Revolta dos Canjicas”. Escreva de 25 a 30 linhas.

Não economize criatividade! Levante hipóteses, invente cenas sutilmente cômicas – afinal, como você pôde perceber, a comicidade e a ironia finas são traços marcantes em O Alienista.



REPORTAGEM: Diferentemente da NOTÍCIA, que é o registro de informações recentes – um acidente ou um assalto que aconteceu ontem, por exemplo –, a REPORTAGEM é uma construção mais complexa: ela demanda consulta a várias fontes, tomada de depoimentos, inspeção de ambientes, coleta de dados de mercado, investigação de documentos – tudo para maior propriedade e segurança acerca daquilo que se vai reportar. Ultimamente, é bastante comum o repórter fazer a cobertura de guerras, eleições, atentados, casos de corrupção; a reportagem vai além da notícia, ainda que a reportagem possa partir de uma notícia.


Para compor o primeiro parágrafo do texto-reportagem, é preciso seguir um lide jornalístico, e encontrar respostas para: O QUÊ?; QUEM?; POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO?; QUANDO? e ONDE?

Uma vez composto o primeiro parágrafo, nos seguintes, há os desdobramentos dos fatos.

Notícias e Reportagens são conduzidas na 3ª pessoa do singular – os textos jornalísticos devem ser impessoais, ou seja, não devem conter a opinião do jornalista.


Lembre-se: a trama O Alienista aconteceu durante o período colonial do Brasil – atente, o quanto possível: à descrição e à ação das personagens; à adequação do tempo, do ambiente e da situação; à coerência vocabular etc. 

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.