PROJETO RELEITURA O ALIENISTA
Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária
com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a
reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A releitura é um
texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica
e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA pretende levar ao Ensino Fundamental II, em
especial aos alunos do 8º e 9º anos, alguns gêneros textuais que povoam não só
a produção literária, mas também a utilitária. Entre os diversos gêneros
textuais, o Projeto contempla: Crônica, Campanha, Entrevista, Carta Aberta,
Testamento, Resenha, Boletim de Ocorrência, Reportagem, Notícia, Editorial,
Classificados, Diário de Viagem, Prontuário Médico e Denúncia.
IMPORTANTÍSSIMO: A obra, base para a releitura, é o clássico O
Alienista, do ficcionista realista brasileiro Machado de Assis. É preciso ler a
obra. É possível também assistir ao filme Caso Especial – O Alienista – tempo
de duração: 44’. Para o filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc
Mãos à obra! Que tal escrever mais um capítulo de O Alienista? Abaixo, sua proposta de trabalho: a redação de uma CARTA ABERTA.
Conheça outras propostas para releitura de O Alienista. Acesse: www.plataformaredigir.com.br
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O que é Carta aberta?
A Carta Aberta é um gênero textual de caráter informativo, argumentativo e reivindicatório. A principal característica da Carta Aberta é permitir que uma pessoa ou uma coletividade exponha, abertamente, suas reclamações e suas reivindicações acerca de algo que, normalmente, não foi alcançado de modo particular – então a necessidade de um apelo “aberto”. Tal gênero, por sua vez, difere-se da carta pessoal, que trata de assuntos que dizem respeito somente aos interlocutores nela envolvidos; a Carta Aberta, obviamente, trata de assuntos de interesse coletivo.
Como fazer?
A composição de Carta Aberta é bastante maleável. Ainda que não, necessariamente, nessa ordem, a Carta Aberta contém: local, data, vocativo, apresentação do remetente (normalmente uma coletividade), síntese do assunto, discussão, reivindicações e sugestões para a solução dos problemas enfrentados, agradecimento (opcional), despedida (opcional) e assinatura – é possível uma pessoa assinar a carta em nome da coletividade. A Carta Aberta pode ser escrita em 1ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural. Contém título e subtítulo, os quais, quase sempre adiantam quem é o remetente, o destinatário e qual é o assunto da carta.
Ex.:
CARTA ABERTA DOS EDUCADORES AO PROMOTOR DA INFÂNCIA E JUVENTUDE SOBRE O TRABALHO DAS CRIANÇAS CARVOEIRAS
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Contextualização: Os vereadores da vila de Itaguaí descuidavam da saúde física e mental dos dementes: “A vereança de Itaguaí, entre outros pecados de que é acusada (...), tinha o de não fazer caso dos dementes. Assim é que cada louco furioso era trancado em uma alcova, na própria casa (...), até a morte.”
Proposta 9: Imagine que você seja o Dr. Simão Bacamarte e esteja preocupado não só com a saúde mental, mas também com a saúde física dos pacientes. Ocorre que, diante do surto de febre amarela que vem causando a morte de considerável número de pessoas, a população de Itaguaí acredita que sejam os macacos os transmissores da doença. Isso não é verdade! Os macacos, assim como a população, também são vítimas da doença.
Você, Dr. Simão Bacamarte, deverá redigir uma CARTA ABERTA à população, orientando-a a respeito dos fatos acima expostos. Não se esqueça de advertir a população: matar animais é crime passível de detenção. Ao final da Carta Aberta, convoque a população de Itaguaí para a vacinação que acontecerá nos dias ................., das ..... às ....... h, no Posto de Saúde......, rua......., em Itaguaí/RJ.
Escreva, aproximadamente, 30 linhas.
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