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EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO AO PROCON - SMARTPHONE COM DEFEITO

CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS

CARTA DE RECLAMAÇÃO AO PROCON

SMARTPHONE COM DEFEITO

ID: E8C



CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você tenha comprado um Smartphone Android, no  Boulevard Shop. Com pouquíssimo tempo de uso, o aparelho parou de funcionar. Muito embora você já tenha tentado, a loja recusa-se a resolver o problema. Esse é um dado relevante: o Procon precisa saber disso!


COMANDO: Você deverá encaminhar uma CARTA DE RECLAMAÇÃO ao Procon de sua cidade, a fim de requerer solução ao problema.


Importante:

Para a redação da CARTA DE RECLAMAÇÃO, examine o passo a passo abaixo e, se necessário, crie elementos/informações que não estejam no enunciado da proposta.

Escreva, aproximadamente, 25 linhas.

***


Só para lembrar...

A CARTA DE RECLAMAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual de caráter expositivo-reivindicatório, de que se vale o consumidor para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado.

Assim, a carta de reclamação destina-se àquele que forneceu ou fabricou o produto (ou, se for o caso, ao prestador do serviço); depois de esgotadas as possibilidades de solução do problema diretamente com qualquer deles, a carta pode ser destinada a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).


PASSO A PASSO

Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:

1)   Data e local;

2)   Vocativo;

3)   Identificação completa do reclamante;

4)   No caso de reclamação ao Procon – identificação completa do reclamado (fabricante/fornecedor);

5)   Especificação do produto sobre o qual você reclama - marca, tamanho, cor, preço etc.;

6) Detalhamento do defeito que o levou a reclamar do produto;

6)   Reclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação; 

7)   Expectativa do consumidor, diante da propaganda/anuncio do produto que apresentou defeito;

8)   Requerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;

9)   Agradecimento pela tomada de providências;

10) Despedida – “Atenciosamente”;

11) Assinatura; 

12) Anexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso);

13) Outros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado. 


OUTRAS ANOTAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A CARTA DE RECLAMAÇÃO

A CARTA DE RECLAMAÇÃO é escrita, geralmente, na primeira pessoa do discurso. 

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