VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - CARTA ARGUMENTATIVA À EMPRESA DE NEYMAR

CARTA ARGUMENTATIVA - EM

CARTA ARGUMENTATIVA

À EMPRESA DE NEYMAR JR.

(ID: E7L)


https://img.olhardigital.com.br/uploads/acervo_imagens/2019/06/r16x9/20190606092853_1200_675_-_neymar_jr..jpg

 

 Texto I 

“Neymar não sabe quanto ganha; quem cuida de tudo é o pai”, diz empresário “O Neymar se blinda. Quem cuida do dinheiro não é ele. Ele nem sabe quanto que ganha, por incrível que pareça. É o pai dele (Neymar da Silva Santos) que cuida de tudo. Investe, briga, todos os contratos de patrocínios são feitos pela equipe, pelas empresas que assessoram as empresas do pai dele”, revelou Wagner Ribeiro, um dos empresários mais importantes do futebol.

https://www.torcedores.com/noticias/2016/09/neymar-nao-sabe-quanto-ganha-quem-cuida-de-tudo-e-o-pai-diz-empresario


Texto II

“Quero ser feliz dentro de campo e meu pai faz tudo para que eu só jogue bola. Dos negócios ele cuida.”

https://odia.ig.com.br/_conteudo/esporte/2016-02-01/neymar-se-defende-de-acusacoes-e-diz-quando-mexe-na-familia-comeca-a-doer.html


CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você seja o diretor do Clube de Futebol Dente de Leite, uma escola que recebe e prepara crianças e adolescentes de 7 a 18 anos para o futebol profissional. Ocorre que os recursos recebidos pela escola têm sido insuficientes para manter os atletas, e, por esse motivo, está prestes a fechar. A N&N Consultoria Esportiva e Empresarial é uma das empresas do jogador, administrada pelo pai, Neymar da Silva Santos. Você (diretor do Clube de Futebol Dente de Leite) deverá redigir uma CARTA ARGUMENTIVA à N&N Consultoria Esportiva e Empresarial, aos cuidados de Neymar da Silva Santos (pai de Neymar), para, não só expor a necessidade, como também pedir à N&N que patrocine o Clube Dente de Leite. 


Atenção à estrutura-padrão da carta:

. Data;

. Vocativo, distinção do cargo do destinatário;

. Apresentação do remetente (no processo seriado de vestibular, use só as iniciais – o candidato não pode se identificar);

. Apresentação do assunto;

. Argumentação;

. Pedido/intenção;

. Despedida;

. Assinatura.

***


Cartas? Ainda? Estamos em pleno século 21...

Com o advento da internet e de recursos tecnológicos, a forma de comunicação entre as pessoas mudou consideravelmente. Antes, era muito comum utilizar-se de cartas, telegramas e cartões postais para se comunicar com pessoas distantes. Entretanto, até hoje, a carta argumentativa é um importante veículo de comunicação, muito requisitada na redação escolar.

Carta argumentativa é dissertação com data e vocativo?

Não. Carta argumentativa é um gênero textual que se apropria do tipo dissertativo. Há quem pense que uma dissertação argumentativa com data e vocativo torne-se uma carta, mas isso é engano.

Quando se fala em carta argumentativa, espera-se que, ao longo do texto, as marcas de interlocução sejam mantidas (vocativos, pronomes) – é fundamental não esquecer que se escreve para uma única pessoa/instituição. Por meio da carta argumentativa, pretende-se convencer o interlocutor – e apenas ele – sobre o que está sendo enfrentado/pedido, e não qualquer um (leitor universal), como acontece quando se escreve uma dissertação argumentativa. Assim, não basta apenas a “moldura” do texto para que se configure uma carta.


IMPORTANTE!

. Cartas argumentativas são, geralmente, endereçadas a autoridades; é preciso empregar pronomes de tratamento respeitosos.

. Não convém usar chavões como: “venho por meio desta”; “vale salientar”; “vale lembrar”; “um caloroso e forte abraço”; “sem mais para o momento”, etc. - tais expressões estão desgastadas e empobrecem o texto.

. A Carta Argumentativa deve ser escrita em, no máximo, 30 linhas.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.