Escolas municipais e estaduais de Brumadinho voltam às
aulas nesta segunda-feira
Ano letivo deveria ter começado na segunda-feira passada
Alunos de escolas públicas estaduais e municipais voltam às
aulas em Brumadinho, na Grande BH, nesta segunda-feira. Cerca de 7 mil estudantes
voltam às escolas. O ano letivo deveria ter começado, mas as aulas estavam
suspensas porque as vias de acesso da zona rural da cidade mineira ao centro
foram interditadas pela lama de rejeitos da barragem que ruiu no dia 25 de
janeiro.
Moradores do Córrego do Feijão e do Parque da Cachoeira
foram os mais afetados pela falta de acesso. Foi feita uma estrada provisória
para a passagem de veículos escolares e carros autorizados, enquanto a Vale,
dona da barragem que ruiu, faz obras de instalação de uma ponte de 50 metros
para restaurar o trânsito na avenida Alberto Flores para as duas comunidades
até a área central. O prazo previsto para a construção é de três semanas.
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você seja o diretor
de uma escola em Brumadinho/MG, que, diante da tragédia que ocorreu na cidade, e
tendo conhecimento de que muitos alunos, temorosos, se recusam a voltar às
aulas, resolve escrever uma CARTA ABERTA, destinada aos alunos moradores do
Córrego do Feijão e do Parque da Cachoeira. Na CARTA você deverá incentivar os
alunos ao retorno às aulas e informar que foi feita uma estrada provisória para
acesso à escola. Cópias da CARTA ABERTA serão afixadas em lugares estratégicos
da cidade de Brumadinho. Escreva de 25 a 30 linhas.
Só para lembrar...
A CARTA ABERTA é um gênero textual expositivo, argumentativo
e reivindicatório. A principal característica da CARTA ABERTA é permitir que
uma pessoa ou uma coletividade exponha, abertamente, suas reclamações e suas
pretensões/reivindicações acerca de algo que, normalmente, não alcançou de modo
particular – então a necessidade de um apelo “aberto”.
Como fazer uma CARTA ABERTA?
A composição da CARTA ABERTA é maleável. Ainda que não
necessariamente nesta sequência, a CARTA ABERTA contém, geralmente, os
elementos da carta tradicional, quais sejam: local, data, vocativo,
apresentação do remetente, síntese do assunto, discussão e sugestões do
remetente para a solução de problemas, frase de impacto/exclamações de ordem
(opcional), agradecimento, despedida e assinatura – uma pessoa assina a CARTA
em nome próprio ou, se for o caso, em nome da coletividade.
A CARTA ABERTA pode ser escrita em 1ª ou 3ª pessoa do
singular ou do plural. Geralmente, contém título (CARTA ABERTA) e subtítulo,
que procura adiantar quem é o remetente, o destinatário e o assunto. Por
exemplo: