VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - CARTA ABERTA AOS ALUNOS DE BRUMADINHO

CARTA ABERTA - EM

CARTA ABERTA

AOS ALUNOS DE BRUMADINHO

ID: EEK


Escolas municipais e estaduais de Brumadinho voltam às aulas nesta segunda-feira

Ano letivo deveria ter começado na segunda-feira passada

Alunos de escolas públicas estaduais e municipais voltam às aulas em Brumadinho, na Grande BH, nesta segunda-feira. Cerca de 7 mil estudantes voltam às escolas. O ano letivo deveria ter começado, mas as aulas estavam suspensas porque as vias de acesso da zona rural da cidade mineira ao centro foram interditadas pela lama de rejeitos da barragem que ruiu no dia 25 de janeiro.

Moradores do Córrego do Feijão e do Parque da Cachoeira foram os mais afetados pela falta de acesso. Foi feita uma estrada provisória para a passagem de veículos escolares e carros autorizados, enquanto a Vale, dona da barragem que ruiu, faz obras de instalação de uma ponte de 50 metros para restaurar o trânsito na avenida Alberto Flores para as duas comunidades até a área central. O prazo previsto para a construção é de três semanas.

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/escolas-municipais-e-estaduais-de-brumadinho-voltam-%C3%A0s-aulas-nesta-segunda-feira-1.319058, adaptado

 


CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você seja o diretor de uma escola em Brumadinho/MG, que, diante da tragédia que ocorreu na cidade, e tendo conhecimento de que muitos alunos, temorosos, se recusam a voltar às aulas, resolve escrever uma CARTA ABERTA, destinada aos alunos moradores do Córrego do Feijão e do Parque da Cachoeira. Na CARTA você deverá incentivar os alunos ao retorno às aulas e informar que foi feita uma estrada provisória para acesso à escola. Cópias da CARTA ABERTA serão afixadas em lugares estratégicos da cidade de Brumadinho. Escreva de 25 a 30 linhas.


Só para lembrar...

A CARTA ABERTA é um gênero textual expositivo, argumentativo e reivindicatório. A principal característica da CARTA ABERTA é permitir que uma pessoa ou uma coletividade exponha, abertamente, suas reclamações e suas pretensões/reivindicações acerca de algo que, normalmente, não alcançou de modo particular – então a necessidade de um apelo “aberto”.

Como fazer uma CARTA ABERTA?

A composição da CARTA ABERTA é maleável. Ainda que não necessariamente nesta sequência, a CARTA ABERTA contém, geralmente, os elementos da carta tradicional, quais sejam: local, data, vocativo, apresentação do remetente, síntese do assunto, discussão e sugestões do remetente para a solução de problemas, frase de impacto/exclamações de ordem (opcional), agradecimento, despedida e assinatura – uma pessoa assina a CARTA em nome próprio ou, se for o caso, em nome da coletividade.

A CARTA ABERTA pode ser escrita em 1ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural. Geralmente, contém título (CARTA ABERTA) e subtítulo, que procura adiantar quem é o remetente, o destinatário e o assunto. Por exemplo:

CARTA ABERTA

DA DIREÇÃO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

SOBRE A VOLTA ÀS AULAS

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.