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EM - DISSERTAÇÃO - MODELO EAOEAR - AGRONEGÓCIO

EAOEAR - DISSERTAÇÃO

DISSERTAÇÃO

AGRONEGÓCIO

MODELO MINISTÉRIO DA DEFESA

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA

ID: DV5

 
 
Texto I  

O atual modelo econômico, baseado no agronegócio e no capital financeiro, quer transformar os alimentos, as sementes e todos os recursos naturais em mercadoria para atender os interesses, o lucro e a ganância das grandes empresas transnacionais.   Para isso, esses grupos econômicos se apropriam de terra, águas, minerais e biodiversidade, privatizando o que é de todos. Além disso, desmatam as florestas e deterioram os solos com a monocultura. Também aumentam a exploração dos trabalhadores, precarizam, retiram e desrespeitam os direitos trabalhistas, causam desemprego, pobreza e violência.  

Dessa forma, o agronegócio promove a concentração da riqueza nas mãos dos mais ricos, especialmente banqueiros e empresas transnacionais, enquanto aumenta a desigualdade e a pobreza da população. É necessário combater urgentemente essa lógica opressora e destrutiva. 

http://karlmarxbrasil.forums-free.com/contra-oagronegocio-e-em-defesa-da-agriculturacamponesa-


Texto II

O atual modelo econômico, baseado no agronegócio e no capital financeiro, quer transformar os alimentos, as sementes e todos os recursos naturais em mercadoria para atender os interesses, o lucro e a ganância das grandes empresas transnacionais.

Para isso, esses grupos econômicos se apropriam de terra, águas, minerais e biodiversidade, privatizando o que é de todos. Além disso, desmatam as florestas e deterioram os solos com a monocultura. Também aumentam a exploração dos trabalhadores, precarizam, retiram e desrespeitam os direitos trabalhistas, causam desemprego, pobreza e violência.

Dessa forma, o agronegócio promove a concentração da riqueza nas mãos dos mais ricos, especialmente banqueiros e empresas transnacionais, enquanto aumenta a desigualdade e a pobreza da população. É necessário combater urgentemente essa lógica opressora e destrutiva.

http://karlmarxbrasil.forums-free.com/contra-o-agronegocio-e-em-defesa-da-agricultura-camponesa-t24.html


Texto III
O setor mais eficiente e competitivo da economia brasileira, o agronegócio, mais uma vez compensou as fraquezas da indústria manufatureira e sustentou o comércio exterior do País. Apesar dos preços em queda no mercado internacional, os exportadores de produtos agropecuários – in natura e processados – conseguiram acumular em 2015 um superávit comercial de US$ 75,15 bilhões, 6,22% menor que o do ano anterior, mas suficiente para compensar com folga o déficit contabilizado pelos demais segmentos da produção. Graças ao amplo excedente comercial do agronegócio, foi possível fechar as contas do comércio geral de mercadorias com um superávit de US$ 19,68 bilhões. Um ano antes o resultado tinha sido um buraco de US$ 4,05 bilhões, segundo o balanço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-agronegocio-salvador-imp-,1165948


COMANDO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:


“O avanço do agronegócio no Brasil e os impactos na economia e no meio ambiente.”


 
Atenção à grade de correção, conforme Edital do Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica – Departamento de Ensino da Aeronáutica. A correção da Redação será realizada por membros de Bancas Examinadoras específicas, compostas por 03 (três) professores. A redação será avaliada considerando-se os aspectos apresentados na tabela anexa em Conteúdos de Apoio ("Faça o download da proposta").

 
Será atribuído o grau 0 (zero) à redação:

. fora da tipologia textual ou tema proposto - dissertação argumentativa;

. que não estiver em prosa;

. com número inferior a 100 (cem) palavras (consideram-se palavras todas aquelas pertencentes às classes gramaticais da Língua Portuguesa);

. com número inferior a 15 (quinze) linhas;

. com marcas que permitam a identificação do autor;

. escrita de forma ilegível ou cuja caligrafia impeça a compreensão do sentido global do texto;

. escrita em outro idioma, que não seja o português;

. escrita a lápis (total ou parcialmente) ou com caneta que não seja de tinta azul ou preta;

. cujos descontos (por erros) somem valores superiores ao grau 10,0000 (dez).


Boas atividades!

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