VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE

ENEM

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE

MODELO ENEM

ID: E5W


Texto I


Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/pais-devem-ter-um-dialogo-aberto-sobre-sexo-com-os-filhos-alertam-especialistas-24248161.html


Texto II

Ainda hoje, a mulher é a principal responsável pela educação dos filhos, e muitas gaguejam ou hesitam ao falar sobre sexualidade com os filhos. (...) Segundo a ginecologista e médica do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Uerj, Isabel Bouzas, como todo período de mudanças, a adolescência inspira medo, dúvidas, insegurança e deve ser acompanhada com cuidado pelos pais. Para a especialista, a sociedade viveu uma liberação, mas não se preparou para lidar com a antecipação do início da vida sexual. O resultado é o aumento da gravidez antes dos 15 anos não só nos países subdesenvolvidos. (...) Nem sempre a maturidade física vem acompanhada da psicológica. Isso faz com que o adolescente se coloque em situações de risco e exposição, como uma gravidez indesejada, contato com doenças sexualmente transmissíveis, experiências sexuais ruins e até situações de abuso sexual ou violência.

http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/como-lidar-com-a-sexualidade-de-seu-filho-adolescente/


Texto III

Os adolescentes que assistem a programas de televisão com conteúdo sexual são mais propensos a relacionarem-se sexualmente em idades precoces, comprovou um estudo da organização de saúde Rando Corp. (...) Vários estudos demonstram que dois terços dos programas de entretenimento dirigidos a crianças e adolescentes contêm piadas pornográficas ou fazem referências ao sexo. (...) Os adolescentes são menos propensos a ter relações sexuais precoces quando os pais controlam suas atividades, vivem juntos ou são religiosos, destaca.

https://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12399.shtml

 


Texto IV

(...) Além do excesso de estímulos, na opinião da médica Lilian Day Hagel, integrante do Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), existe uma banalização do corpo e exposição exagerada entre os jovens.

https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2015/05/19/jovens-comecam-vida-sexual-cada-vez-mais-cedo-veja-como-agir.htm 


Texto V

A relação sexual na adolescência continuará acontecendo – com ou sem tabu. (...) Pesquisa realizada pela Bayer, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), procurou discorrer sobre o tema com as jovens brasileiras. Os resultados demonstraram que 59% das entrevistadas têm um diálogo aberto com os pais sobre sexo. Além disso, daquelas que não falam sobre sexualidade em casa, 67% gostaria de ter essa oportunidade. (...) Enxergar o assunto sob a ótica da “sexualidade precoce” é desprezar a realidade, e não tratar o tema como ele merece: com diálogo e confiança. (...) 75% dos jovens brasileiros já tiveram uma relação sexual desprotegidos. Os dados somente refletem a importância da educação sexual na adolescência. É preciso apresentar a relevância do tema, pois estamos tratando de uma questão de saúde.

AUGUSTO, Thomás. Disponível em: https://www.telavita.com.br/blog/sexo-na-adolescencia/



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "Os desafios da sexualidade na adolescência"Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.