MODELO ENEM - A RESPONSABILIDADE DE GAROTOS-PROPAGANDA
ENEM
RESPONSABILIDADE DE GAROTOS-PROPAGANDA
MODELO ENEM
ID: DYQ
Texto I
(...) as celebridades são, se não responsáveis, no mínimo corresponsáveis ou parceiras das marcas que elas vendem ao público consumidor. Por causa da propaganda, as duas criam uma espécie de pacto – comercial – em que as imagens ficam indelevelmente grudadas. É por isso que os famosos cobram – e quem sou eu para dizer que não merecem – montantes estimados em R$ 3 milhões, R$ 4 milhões e R$ 5 milhões (estimativas de cachê para Tony, Fátima e Roberto, respectivamente, nos filmes das carnes). Por isso não podem reclamar quando agora têm seus nomes vinculados ao caso (...). Xingamentos não se justificam, claro, mas fazem parte do pacote e do jogo. As celebridades nacionais e seus representantes têm consciência de que aceitar vultosas somas para se tornar o rosto de uma empresa junto ao público traz não só muito dinheiro na conta corrente, mas também responsabilidade pública. Não são dignas de pena, portanto (...).
(...) Definitivamente, existem, nesse caso, duas personalidades bem diferentes entre si: a primeira, que fabrica o
produto, e a segunda, que o anuncia. Temos por acertado que à primeira – e só a ela –, cabe a responsabilidade
pelo que produz, e não à segunda, que, independentemente de ser ou não Global, funciona como ferramenta de
divulgação do produto da primeira. Fosse o garoto-propaganda corresponsável, como pretendem alguns menos
avisados, seria preciso chamar muitos outros para ocuparem o mesmo posto: a emissora de TV que veicula a
marca, o jornal impresso, o rádio, as revistas, todos que também anunciam aquilo que chega à mesa, ao guarda-roupa,
à garagem do consumidor.
Se déssemos um pouco mais de espaço à discussão que, por si só, nasceu fracassada, os cursos de
Propaganda e Marketing, ambos em franca expansão, seriam condenados ao esquecimento.
Ora, a atividade do garoto-propaganda nunca foi e nunca será avalizar o cumprimento da obrigação a
que se propõe, por força da Lei, o fabricante. Ainda que ingênuo e até hilário considerarmos, caso
pretendêssemos atribuir ao garoto-propaganda a posição de corresponsável pela carne que anuncia, o que
atribuiríamos ao Beagle e ao Labrador que estão nas telinhas, latindo e lambendo a vasilha, no instante em que
salta da tela a marca da ração, se, em seguida, fosse descoberta a fraude, qual seja, a ração ter sido preparada
com maçãs podres? (...)
Por Gislaine Buosi
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema:"A questão da responsabilidade dos garotos-propaganda sobre as marcas que anunciam". Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.