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EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UEMA - 35 ANOS DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL

UEMA

PROVA DE PRODUÇÃO TEXTUAL – DISSERTAÇÃO – MODELO UEMA
30 ANOS DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Os textos abaixo servem como base para refletir sobre o tema que será apresentado, e como ponto de partida para você, candidato, desenvolver suas ideias com argumentação consistente. Leia-os antes de elaborar sua redação.



Texto I



https://www.insper.edu.br/conhecimento/direito/constituicao-brasileira-completa-30-anos/



Texto II
A Constituição Cidadã
A Constituição de 1988 foi definida pelo Ulysses Guimarães como “Constituição cidadã”, porque ampliou os direitos e garantias individuais em várias áreas. Além disso, contou com a participação efetiva da população. Por esses motivos, especialistas consideram-na a mais democrática de nossa história e uma das mais progressistas do planeta. Movida pelo ideal de igualdade, a nova Carta Magna, apregoa que todos os brasileiros são iguais perante a lei e têm direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade. Entre os princípios fundamentais da República, estão a cidadania e a dignidade da pessoa humana, conceitos até então inéditos na lei brasileira. O documento garantiu ainda o acesso universal à educação, à saúde e à cultura. O documento assinalou o direito dos analfabetos ao voto e permitiu o voto de jovens a partir de 16 anos. Ele trouxe ainda novas conquistas de direitos humanos e para grupos como crianças, jovens, idosos, mulheres, negros, índios e pessoas com deficiência. Para garantir a qualidade de vida, foi determinado que o Estado deveria prover serviços, programas e ações em benefício da população.

Na Saúde, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS). A Educação foi considerada como dever do Estado e foi ampliada a educação rural. Foram estabelecidos mais direitos trabalhistas e foi feita a reforma do sistema tributário. O direito do consumidor também foi reconhecido, assim como a importância da biodiversidade e da preservação do Meio Ambiente. A Constituição de 1988 trouxe uma estabilidade política ao país e entrou para a história por causa do resgate da democracia e dos grandes avanços na conquista da cidadania. De 1988 para cá, o documento sofreu diversas alterações, refletindo as novas demandas do Brasil. Até dezembro de 2017, foram acrescentadas 104 emendas.


https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/cidadania-constituicao-de-1988-faz-30-anos.htm, com modificações.



Texto III
Thomas Jefferson, um dos “pais-fundadores” da nação norte-americana, disse certa vez que a Constituição pertence aos vivos, e não aos mortos. Isso significa que cada geração tem o direito de reavaliar as condições desse contrato social, de acordo com as necessidades e desafios de seu tempo.


http://www.academia.org.br/artigos/uma-visao-critica



RECORTE TEMÁTICO: "Portanto eu acho que nós vivemos um momento difícil, mas acho que também é um momento de refundação, de mudança no patamar da ética pública, e na ética privada do País. Há na sociedade uma imensa demanda por integridade, patriotismo e idealismo. Eu acho que essa é a energia que muda paradigmas e empurra a história. Tenho uma sensação positiva e construtiva de que logo ali na frente o Brasil vai bombar de vez", refletiu Barroso [Ministro do STF].



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Depois da atenta leitura dos textos e do recorte temático acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:


“35 ANOS – CONQUISTA, CRISE E FUTURO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL.”.



Instruções:
Dê um título à sua redação; utilize a norma padrão da língua; não copie trechos dos textos apresentados na coletânea; não escreva a lápis; escreva de modo legível e na folha apropriada para a redação.



Obedeça ao que consta no Edital, a respeito da correção da Produção Textual – será atribuída nota zero à prova de produção textual do candidato que:
a) identificar a folha destinada à sua produção textual;
b) desenvolver o texto em forma de verso;
c) desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas);
d) fugir à temática proposta na prova de produção textual;
e) fugir à tipologia textual proposta na prova de produção textual;
f) escrever de forma ilegível;
g) escrever a lápis;
h) escrever menos de 15 (quinze) linhas;
i) deixar o formulário para a produção textual em branco.


Boas atividades!

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